CITROËN C4 CACTUS SHINE

Correio Mecânico
setembro02/ 2022

Motor 1,6 thp com 166 cv/ câmbio automático de 6 marchas

 

O test-drive do C4 CactusShine incluiu um período de cinco dias corridos onde foi testada a performance do veículo em perímetro urbano com algumas escapadas para locais mais afastados – como a Praia do Grumari – no cenário sempre paradisíaco do Rio de Janeiro.

 

O crossover da Citroën encanta nas suas tomadas e retomadas e proporciona um incrível prazer de dirigir por conta de seus quase 170 cavalos, leveza e estabilidade. Num trânsito urbano nervoso como o do Rio o veículo é fácil de manobrar e arrancar e dá sensação de conforto e segurança ao motorista.

 

É a medida perfeita para um carro de cidade que não se assusta em viagens. Ao optar por um “trambolhão” muita gente esquece do trânsito pesado em horas de pico que tomam mais espaço do que deveriam nas ruas diminutas e apertadas do Leblon, por exemplo.

 

 

O porta-malas não é gigante, mas conta sim com um bom espaço e é proporcional ao tamanho e à ideia do Veiculo. .

 

O interior é altamente moderno e de bom gosto, com bancos de couro preto e um sistema multimídia de última geração. Outro ponto que não se refere ao design externo moderno do C4 mas que também deve ser ressaltado é o seu sistema de segurança, contando com distribuição elétrica de frenagem, controle de tração e freios ABS, além de contar com airbags para o motorista, passageiro e nas laterais.

Durante o período com o veículo foi possível testá-lo tanto trânsitos lentos quanto em vias que permitem uma transição mais rápida, e numa velocidade mais alta. O C4 Cactus, conforme destacado no começo da matéria, é um carro extremamente ágil, estável e que responde instantaneamente a todos os comandos de troca de direção, além de chamar a atenção pela velocidade no arranque e na força do torque, gerando um incrível prazer de dirigir! O consumo de gasolina, combustível que usamos durante o período, na cidade fica por volta dos 10,4 km/l, e na estrada em torno de 12,6 km/l.

A respeito da estabilidade destacada anteriormente, vale ressaltar que ela se explica muito pelas suspensões dianteiras e traseiras, ambas com barras estabilizadoras, bem como pela tração dianteira. A sensação ao fazer as curvas é de que o carro está “grudado” no chão, o que traz uma grande sensação de segurança, além de ajudar consideravelmente na performance em velocidades mais altas. Vale ressaltar que o veículo conta com uma direção elétrica super leve e precisa.

Para concluir, podemos dizer que ficamos extremamente satisfeitos com o C4, tanto em termos de performance, ressaltando principalmente o torque e velocidade de resposta, quanto em termosde comodidade e sensação de segurança ao dirigir. Seja na cidade ou na estrada, o crossover não decepcionou e superou todas as expectativas.

 

 

*Mauricio Fontes  realizou o test-drive do C4 CactusShine a pedido do jornal, como colaborador.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>