Muito tem se falado sobre ESG, a sigla que cada vez mais faz parte do dia a dia das empresas ao redor de todo o mundo.
Para explicar melhor, ESG vem das iniciais em inglês de Environmental (meio ambiente), Social (sociedade) e Governance (governança) e consiste em um conjunto de iniciativas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.
Na prática, significa que as empresas estão deixando de apenas visar o lado financeiro e estão se dedicando a outras atitudes que impactem diretamente outras áreas e claro que a Cobreq, uma das marcas da multinacional TMD Friction, Friction, especialista na fabricação de itens para fricção, pertencente ao grupo Nisshimbo já está aplicando em sua rotina, várias ações pertinentes ao movimento que com certeza, é um bom caminho sem volta.
No que diz respeito ao meio ambiente, a empresa tem investido em novas práticas:
- Logística reversa de materiais – através do suporte ao cliente, coletando os materiais usados e fazendo a destinação correta dos materiais;
- Troca de materiais brutos por materiais recicláveis;
- Formação da Comissão Interna de Conservação Energética; com o objetivo de implantar melhorias e reduções no consumo energético;
- Desenvolvimento e implantação de embalagens retornáveis junto à clientes e fornecedores;
- Integrante do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) da região de Salto;
- Monitoramento e programa de redução do consumo de água;
- Monitoramento e programa de redução da geração de resíduos e destinação para Aterro
- Coleta seletiva implementada em toda a empresa;
- Gestão das emissões de gases de efeito estufa com metas de redução implementadas.
- Desenvolvimento de portfólio de misturas classificadas com ECO Level (com materiais menos agressivos ao meio ambiente).
Já sobre a responsabilidade social, a Cobreq está envolvida com as seguintes ações voluntárias:
- Suporte à entidade Lar dos Idosos Frederico Ozanan, da cidade de Salto – através da doação de cestas básicas, alimentos em campanhas de arrecadação interna (SIPAT), doação de ambulância e materiais de construção civil;
- Natal solidário – através do envolvimento dos colaboradores numa campanha de doação de presentes para crianças carentes;
- Patrocínio à eventos beneficentes – através da compra de ingressos e participação dos colaboradores;
E na parte de governança, a empresa preocupa-se muito com o bem-estar e a transparência de ideias e atitudes, tanto da parte de seus colaboradores como também para seus clientes e fornecedores. Por conta disso, a marca promove ações e pesquisas contínuas como algumas citadas abaixo:
- Campanhas e informações sobre saúde da visão (com incentivo para a compra de óculos), atividades focando a saúde e bem-estar durante a semana da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), atividades e celebração do Dia Internacional da Mulher, campanhas de vacinação, ginástica laboral e palestras de conscientização Outubro Rosa.
- Implementação do sistema SOL (segurança, organização e limpeza): O SOL é uma ferramenta que promove melhorias diárias de segurança, organização e limpeza que refletem na moral e qualidade de vida de todos os colaboradores. Atualmente 25 auditores internos treinados contribuem não só para as auditorias, mas para a melhoria diária das diferentes áreas. Através da utilização de aplicativo de celular o processo de auditoria se tornou mais fácil, ágil e transparente.
- A Cobreq realiza estudos de materialidade periodicamente (no mínimo a cada 2 anos) com clientes, fornecedores, colaboradores, comunidade e com os acionistas, incluindo pesquisas de satisfação, atendimentos através dos canais de comunicação (0800 e redes sociais), programas de ouvidoria, políticas e procedimentos corporativos e outras ações que visam sempre a melhoria contínua e a comunicação estruturada entre todas as pessoas que fazem a TMD Friction do Brasil e a Cobreq.
A Cobreq é fornecedora original das principais montadoras do País na linha leve e também na reposição para as linhas leve, pesada e moto, investindo constantemente em tecnologia e inovação para entregar sempre as melhores soluções em sistemas de freios, oferecendo confiabilidade e segurança para os seus clientes, atualmente com tantas iniciativas ESG já implementadas e tantas ainda em fase de discussão e viabilização, orgulha-se de estar participando desse movimento tão importante, certa de que a valorização e o cuidado com o meio ambiente, a sociedade e a governança são o que realmente determinam o reconhecimento e o valor conquistados por uma empresa.
Para saber mais sobre os produtos, aplicações ou informações da marca, acesse www.cobreq.com.br/contato, ligue para o atendimento ao cliente pelo 0800 011 1992 ou ainda, envie uma mensagem pelo Whatsapp através do (11) 93070-6595, todos em horário comercial.