A 16ª edição da Automec, além de ser considerada a maior da história em presença de marcas, também bateu recorde em potencial de negócios. A RX, organizadora do principal evento voltado para o mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina, estima que as empresas expositoras realizaram mais de 220 mil contatos para conversão em vendas para os próximos meses. Em relação aos visitantes, a feira atraiu 105 mil profissionais, ao longo dos cinco dias, superando as expectativas da organização.
“Nosso principal compromisso foi reunir, num só lugar, expositores capazes de apresentar produtos inovadores e com os mais avançados recursos tecnológicos. Com isso, foi possível criar novas conexões e reforçar as mais antigas”, afirma o gerente da Automec, Eduardo Marchetti. “O volume expressivo de leads confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”, complementa.
A Automec teve a participação de mais de 1.500 marcas que apresentaram as principais novidades e tendências dos segmentos de reposição, manutenção, acessórios e equipamentos automotivos para todos os tipos de veículos. A presença de empresas internacionais foi 20% maior em relação à edição anterior, com marcas provenientes de diversos países, como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, EUA, Alemanha e Holanda, entre outros.
Presente desde a concepção do evento, na década de 1990, o presidente da Abipeças e do Sindipeças, Cláudio Sahad, reafirma a importância do evento. “O segmento da reposição, principal foco da mostra, é responsável pela manutenção da frota circulante brasileira, de mais de 48 milhões de veículos, que transporta pessoas e riquezas por este País, de dimensões verdadeiramente continentais”, diz.
Muitas horas de palestras e painéis
A programação de conteúdos técnicos da Automec somou, com eventos de parceiros, um total de mais de 140 horas.
A Arena de Conteúdos promoveu cerca de 40 horas de palestras e painéis, abordando os principais temas relacionados ao setor de aftermarket automotivo. A pauta de ESG também integrou a programação, com um dia dedicado exclusivamente ao tema em mais uma edição do Fórum de Transporte Sustentável.
No âmbito da equidade, o espaço sediou a primeira edição do Elas na Automec, que marcou o lançamento da AMMA – Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo e contou a presença de importantes lideranças femininas. A entidade foi criada com o propósito de promover a inclusão e ampliar a participação das mulheres, que atualmente representam apenas 21% da força de trabalho no segmento automotivo. Também contou com o painel do CSB – Caminhoneiros Surdos do Brasil, que trouxe a temática da inclusão, sobre como o setor automotivo pode integrar profissionais surdos em oficinas e empresas de autopeças, criando um impacto social positivo.
Manobras radicais e conhecimento
Entre as atrações mais disputadas da Automec, o Garage Show reuniu 18 pilotos profissionais em duas baterias de apresentações diárias de Drift,estrutura exclusiva montada na área externa do São Paulo Expo. Com carros adaptados para competição, utilizando peças de reposição disponíveis no mercado, testou a qualidade dos componentes e a habilidade dos condutores.
A próxima edição da Automec já está marcada, e acontecerá entre os dias 20 e 24 de abril de 2027, no São Paulo Expo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site oficial: www.automecfeira.com.br