AMORTECEDOR COFAP POWER SHOCK: CONFORTO, SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE

Correio Mecânico
setembro13/ 2021

Referência em suspensão no País, a Cofap, que está desenvolvendo uma grande variedade de projetos para as montadoras, possui em seu portfólio uma extensa linha de amortecedores com as mais diversas tecnologias. Destaque dentro da gama da marca, os amortecedores Power Shock, no mercado há 12 anos, foram desenvolvidos exclusivamente para alguns modelos da linha Fiat, com aplicações para Palio, Palio Adventure, Strada, Grand Siena, Uno e Mobi.

O principal diferencial dos amortecedores Power Shock consiste em um dispositivo adicional contida em seu interior, confeccionado em material especial, que entra em ação durante as curvas mais acentuadas, limitando a inclinação da carroceria (rolling) e proporcionando mais estabilidade e melhor dirigibilidade ao automóvel, com mais segurança para motoristas e passageiros.

Na verdade, os amortecedores Power Shock foram desenvolvidos pensando no conforto e na segurança dos passageiros, uma vez que alguns dos modelos mencionados não possuem as barras estabilizadoras. Nesses casos, os amortecedores Power Shock compensam com vantagens aquele componente. E nos modelos Adventure, que possuem maior altura em relação ao solo e, consequentemente, um centro de gravidade mais elevado, o que prejudica a estabilidade em curvas, foi possível manter um diâmetro reduzido da barra estabilizadora, sempre pensando no conforto e segurança, lembrando que esse componente tem ação contínua na suspensão e, quanto maior o seu diâmetro, mais “dura” fica a suspensão. Assim, em curvas mais acentuadas, os amortecedores Power Shock entram em ação, trabalhando em conjunto com a barra estabilizadora no sentido de limitar a inclinação do carro.
Resumindo, dependendo da aplicação, os amortecedores Power Shock podem substituir a barra estabilizadora ou, com ela, melhorar a estabilidade do carro em curvas acentuadas, porém, proporcionando muito conforto, filtrando perfeitamente as ondulações e avarias do pavimento.

Mas a Cofap faz um alerta! Os amortecedores Power Shock possuem características de montagem que os diferenciam dos outros amortecedores destinados à mesma família de veículos e, por isso, devem ser substituídos sempre por outro com a mesma tecnologia. A sua substituição por amortecedores sem a mola interna pode comprometer a dirigibilidade, colocando em risco a segurança do veículo e seus ocupantes, já que a função primordial do sistema Power Shock é limitar a inclinação excessiva do carro em curvas, conforme o projeto original das montadoras para as quais esse tipo de tecnologia foi adotada. Por isso, é importante que mecânicos e consumidores estejam atentos na hora da troca para evitar transtornos.
Estes são os amortecedores Cofap Power Shock disponíveis no mercado.
GP30352PS
POWERSHOCK DIANTEIRO
FIAT PALIO ADVENTURE LOCKER (08/…)
FIAT STRADA ADVENTURE LOCKER (08/…)
FIAT STRADA WORKING – TREKKING (CABINE DUPLA) (08/…)
GP32800PS
POWERSHOCK DIANTEIRO
FIAT PALIO RST III 1.0 (07/…)
FIAT PALIO WAY (13/…)

GP32822PS / GP32823PS
POWERSHOCK DIANTEIRO ESQUERDO /DIREITO
FIAT UNO (10/14) SEM BARRA ESTABILIZADORA
GP32913PS / GP32914PS
POWERSHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO
FIAT PALIO (12/…) SEGUNDA GERAÇÃO, EXCETO SPORTING / GRAND SIENA (12/…)
TO SPORTING / GRAND SIENA (12/…)
GP33115PS / GP33116PS
POWERSHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO
FIAT UNO (15/…) SEM BARRA ESTABILIZADORA
GP33261PS / GP33260PS
POWERSHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO
FIAT MOBI (16/…) SEM BARRA ESTABILIZADORA (EXCETO WAY)

Líder no mercado de amortecedores 

A Cofap é a principal marca de amortecedores do mercado reparador, contando com mais de 60% de participação. Além desses componentes, comercializa no aftermarket nacional outros itens para a suspensão e autopeças para diversos sistemas automotivos. Todos os componentes com a marca Cofap são desenvolvidos e fabricados segundo os projetos dos produtos genuínos, garantindo ao consumidor da reposição desempenho e confiabilidade similares.
Mais informações sobre os produtos Cofap e Magneti Marelli podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.

Sobre a MARELLI
A MARELLI é um dos maiores fornecedores globais independentes do setor automotivo. Com experiência e valores de referência, em inovação e excelência em fabricação (Monozukuri), a missão da MARELLI é transformar o futuro da mobilidade, trabalhando ao lado de clientes e parceiros para a evolução do sistema de acordo com critérios de segurança, sustentabilidade e conectividade expandida. Com cerca de 60.000 funcionários em todo o mundo, a MARELLI possui 170 fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento na Ásia, Américas, Europa e África e um faturamento de 13,4 bilhões de euros em 2019.

Sobre a MARELLI COFAP AFTERMARKET
A Marelli Cofap Aftermarket é a maior empresa do segmento no Brasil, líder do mercado de reposição de autopeças em diversas linhas de produtos, com escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e com o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli.
Cofap: Amortecedores; kit reparo de amortecedores; bandejas de suspensão; bieletas; cubos de roda; juntas homocinéticas; semi-eixos; trizetas; kits de reparo de juntas homocinéticas; buchas e coxins; molas helicoidais; molas pneumáticas; pivôs, barras e terminais; pastilhas de freio; tubo internos (moto); kits transmissão (moto).
Magneti Marelli: Alternadores; baterias; bicos injetores; biela (moto); bobinas de ignição; bombas d’água; bombas de combustível; bombas de óleo; cabos de vela; componentes para carburadores; componentes para o câmbio automatizado Free Choice®; compressores; condensadores; eletro-ventiladores; evaporadores; faróis e lanternas; filtros de ar; filtros de combustível; filtros de óleo; fluidos para radiadores; intercoolers; kits de motor (moto); lâmpadas; palhetas; pistão com anéis (moto); radiadores; relés; sensores; válvulas de motor;

 

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>