Certificação ISO 14001: reafirmando o compromisso da RIO com o meio ambiente

Correio Mecânico
outubro09/ 2023

Como indústria, conhecemos muito bem o nosso papel e sabemos que temos a missão de contribuir positivamente com o planeta, assumindo compromissos ambientais sérios e fazendo valer uma cultura cada vez mais eco-friendly — e é por isso que a recente conquista da certificação ISO 14001 nos deixa tão animados e satisfeitos!

Essa ISO, que avalia e certifica a contrapartida e a responsabilidade ambiental de empresas no mundo inteiro, chega em um momento muito importante e é um verdadeiro marco em nossa história, uma vez que não apenas valida nosso compromisso de longa data com a sustentabilidade, mas também destaca nosso diferencial competitivo no setor de metalurgia e fundição automotiva do Brasil!

Muito mais do que uma mera formalidade ou um simples pedaço de papel na parede, a certificação ISO 14001 representa o resultado de anos de dedicação e esforço aplicados em boas práticas de responsabilidade ambiental. E é por isso que decidimos compartilhar com você, amigo Expert e cliente RIO, alguns detalhes e curiosidades sobre essa certificação, mostrando como ela se reflete na nossa jornada para reduzir a pegada de carbono e criar um ambiente cada vez mais eco-friendly. Vem com a gente!

Comprometimento com o meio ambiente: uma questão de cultura

Nos últimos anos, questões ambientais dominaram a pauta de empresas, indústrias e marcas no mundo inteiro. Mas é importante destacar que, na RIO, o compromisso com a sustentabilidade é antigo. Isso porque as boas práticas com o meio ambiente estão enraizadas em nossa cultura empresarial desde o início, há mais de 75 anos, como parte indissociável da nossa missão e de nossos valores.

A obtenção da certificação ISO 14001 é, portanto, uma confirmação do que temos defendido ao longo de décadas — uma validação de nossa dedicação contínua em minimizar nosso impacto no meio ambiente e sempre agir de forma responsável com o espaço que nos cerca, nos abriga e nos recebe todos os dias. Tanto é que essa certificação avalia minuciosamente todo o contexto da empresa em relação ao meio ambiente, com foco especial nos requisitos legais.

Embora já possuíssemos a licença ambiental de operação, emitida pelo órgão ambiental competente, a certificação ISO 14001 é mais uma camada de comprovação desse compromisso, visto que, durante a auditoria, todos os nossos processos foram acompanhados de perto por auditores especializados — que, claro, chegaram a uma conclusão gratificante: não foram detectadas não conformidades.

Uma jornada de preparação para a certificação ISO 14001

Repleta de boas práticas que foram cuidadosamente construídas ao longo dos últimos anos, nossa jornada de preparação para a certificação ISO 14001 aconteceu no longo prazo. Durante esse período, executamos uma série de projetos pautados pela responsabilidade ambiental, que abrangeram desde a otimização de nossos processos de produção até a implementação de medidas de economia de energia e a redução do desperdício de recursos.

 

E não podemos deixar de enfatizar, ainda, que um dos pontos mais importantes desta jornada é a conscientização contínua de nossos colaboradores. Investimos em treinamentos e programas educacionais para garantir que todos em nossa equipe fiquem cientes da importância da responsabilidade ambiental e de como suas ações individuais contribuem para o sucesso de iniciativas sustentáveis coletivas.

 

Hoje, a certificação ISO 14001 se destaca como um diferencial competitivo de mercado, extremamente relevante para o ramo de metalurgia e fundição, nossas áreas de expertise. Ela não apenas nos diferencia de nossos concorrentes, mas também demonstra nosso compromisso inabalável com a qualidade e a sustentabilidade em um mercado cada vez mais consciente da importância dessas ações.

 

Além disso, a ISO 14001 é uma norma de gestão ambiental reconhecida globalmente. Isso significa que, em conjunto com nossa licença ambiental de operação, ela orienta a adoção de práticas responsáveis que vão desde o monitoramento rigoroso das emissões de poluentes até a gestão eficaz dos resíduos.

 

Quer dizer, é uma certificação que nos ajuda a manter a conformidade com regulamentações ambientais em constante evolução e comprova, mais uma vez, que a RIO está sempre à frente das mudanças no cenário ambiental, liderando pelo exemplo e criando movimento.

 

Mas o trabalho não para!

 

Embora a conquista da certificação ISO 14001 nos encha de orgulho, entendemos que nosso compromisso com o meio ambiente é uma jornada contínua. Estamos comprometidos em manter e aprimorar nossas práticas sustentáveis, buscando constantemente novas formas de promover um ambiente de trabalho cada vez mais eco-friendly.

 

Tanto é que nossos esforços não se limitam apenas às operações internas, já que também colaboramos com fornecedores e parceiros para promover cadeias de suprimentos sustentáveis e incentivamos a inovação em materiais e processos que tenham um impacto ambiental mais baixo.

 

Afinal, para a RIO, a responsabilidade ambiental não é apenas uma obrigação: é uma oportunidade de fazer a diferença e deixar um legado positivo para as gerações futuras. Por isso, ficamos orgulhosos de estar na vanguarda desse movimento e ansiamos pelo que o futuro nos reserva em nossa busca por um mundo melhor.

 

Ah, e se você quiser acompanhar esse processo com a gente, não esqueça de acompanhar a RIO nas redes sociais e ficar ligado no blog www.rio.expert/blog para receber nossas atualizações sempre em primeira mão!

 

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>