Cobreq orienta sobre o uso correto de spray antirruído

Correio Mecânico
setembro29/ 2022

A Cobreq, indústria 100% brasileira e com mais de 60 anos de tradição na fabricação de lonas e pastilhas para freios alerta para a correta aplicação de solução spray antirruído (ou anti chios) nas pastilhas de freios.

Quando for realizada a manutenção ou troca de peças no sistema de freios de um veículo, é importante que além das substituições necessárias, seja feita também a correta limpeza dos itens que serão reinstalados.

Recentemente tem chegado até a marca algumas dúvidas com relação a aplicação, eficiência, qualidade e várias outras especulações sobre a aplicação de solução antirruído, então, nada melhor esclarecer para que as frenagens não percam sua eficiência e ponham em risco a segurança e vida das pessoas. Qualquer tipo de chiado ou ruído proveniente das pastilhas é uma anomalia e deve ser verificada.

A Cobreq orienta que não há necessidade de aplicação de qualquer tipo de anti chios ou antirruído, pois o material de atrito utilizado na fabricação das pastilhas de freio da marca, dispensa a utilização desse tipo de spray.

Geralmente as pastilhas que emitem ruído são aquelas equipadas com um dispositivo limitador de desgaste. Trabalhando como um “sensor acústico”, uma pequena mola é fixada na plaqueta da pastilha e quando a massa de atrito está próxima do seu limite de desgaste, (em torno de aproximadamente 2 mm de espessura), encostará no disco e fará barulho.

As principais causas de chiado nas pastilhas são:

  • Manutenção parcial no sistema (como por exemplo, revisar apenas os freios dianteiros do veículo desconsiderando os desgastes nos outros componentes do sistema);
  • Ter na massa de atrito da pastilha algum agente contaminante ou corpo estranho, como terra ou grão de areia por exemplo.
  • Modo de condução do motorista: Um estilo de direção mais esportivo ou intenso, provoca o uso excessivo das pastilhas exigindo muito além do projetado para a peça. Esta situação inevitavelmente altera as propriedades, características físicas e estruturais das pastilhas endurecendo-a por exemplo.

Para esses casos, o spray anti chios é um paliativo que funciona como um isolante. Deve ser aplicado apenas nas costas das pastilhas. Esse recurso tem o objetivo atuar como uma camada isolante entre o contato das superfícies metálicas das pastilhas com as superfícies metálicas das pinças de freio. Este cuidado deve ser observado para evitar que o spray possa ser aplicado em regiões da pinça onde as pastilhas devem trabalhar livres de qualquer embaraço.

Após cada acionamento dos freios, as pastilhas devem se distanciar da face de atrito dos discos, um ou dois décimos de milímetros para que possa ocorrer a redução do calor gerado na frenagem. Esta redução possibilita que o material de atrito trabalhe em faixas de temperatura ideais para cada aplicação. APLICAR o anti chio ou antirruído, por exemplo, na junção ou nos trilhos e dormentes do cavalete dificultará o retorno das pastilhas após o processo de frenagem, provocando o excesso de temperatura na região de contato disco/pastilha, e consequentemente a deterioração do material de atrito.

Algumas pastilhas de freios possuem posições diferentes para a sua correta aplicação. É de EXTREMA IMPORTÂNCIA que o reparador que for fazer a manutenção no sistema de freios, NUNCA APLIQUE O SPRAY ANTI CHIOS NO LADO DA SUPERFÍCIE DE CONTATO DIRETO COM O DISCO DE FREIO. Essa aplicação errônea pode colocar em risco a eficiência da frenagem, fazendo com que o veículo não pare no tempo esperado, podendo causar graves acidentes.

Vale lembrar que para auxiliar a correta manutenção do sistema de freios, a Cobreq disponibiliza em seu site um checklist em PDF, totalmente gratuito que pode ser baixado quando o mecânico precisar, basta seguir o passo a passo e não esquecer de verificar nenhum componente do sistema.

A Cobreq ressalta que é fornecedora original das principais montadoras do País na linha leve, investindo constantemente em tecnologia e inovação para entregar sempre as melhores soluções em sistemas de freios, oferecendo confiabilidade e segurança para os condutores de veículos.

Para solicitar uma palestra técnica Cobreq ou conhecer os produtos da marca, acesse www.cobreq.com.br/contato, ligue para o atendimento ao cliente pelo 0800 011 1992 ou ainda, envie uma mensagem pelo Whatsapp através do (11) 93070-6595, todos em horário comercial.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>