A Cofap, principal marca de amortecedores do país e líder no mercado de reposição nacional, segue com sua agenda de eventos Shocktester em mais quatro cidades na segunda quinzena de setembro. A ação, que oferece avaliação gratuita das condições dos amortecedores dos veículos, será realizada em espaços públicos, em parceria com distribuidores de autopeças regionais.
Neste mês de setembro, o evento já passou por Gurupi (TO), Anchieta (SC) e Duque de Caxias (RJ). As próximas paradas do Shocktester estão confirmadas nas seguintes cidades:
-
Rafard (SP) – dias 12 e 13 de setembro, Quibão Autopeças;
-
São Luís (MA) – dia 19 de setembro, HC Pneus Areinha;
-
Canoinhas (SC) – dia 20 de setembro, Núcleo de Mecânicos / Disauto;
-
Brusque (SC) – dias 24 e 25 de setembro, Paddock Auto Center
Os eventos Shocktester têm como objetivo a conscientização sobre a importância da manutenção preventiva e visa contribuir com a segurança nas vias. Durante essas ações promovidas pela Cofap, técnicos especializados realizam a checagem dos amortecedores utilizando equipamentos de diagnóstico que simulam o comportamento dinâmico da suspensão.
Além do serviço gratuito, os eventos promovem maior aproximação entre a marca, os distribuidores parceiros e o público final, reforçando o compromisso da Cofap com a qualidade, a segurança e o pós-venda no setor automotivo.
Vale destacar que o amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, cuja função é manter os pneus sempre em contato com o solo, proporcionando as condições ideais de dirigibilidade.
Importante salientar, também, que os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Por isso, os amortecedores devem ser avaliados durante as revisões periódicas e, em casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, a recomendação é fazer a troca imediata, independente da quilometragem e sempre aos pares, por eixo, para garantir o equilíbrio da suspensão.