Covid-19: Empresa de autopeças adota medidas que priorizam a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Correio Mecânico
julho28/ 2020

A pandemia do covid-19 mudou vários aspectos do cotidiano sociedade, inclusive o

trabalho. Nessa nova realidade, diversas empresas estão enfrentando o desafio de

continuar funcionando em meio a um cenário que afeta toda a sua rotina. Esse desafio é

ainda maior para empresas em que nem todos setores podem funcionar em home office.

Preocupadas com a saúde de seus colaboradores, diversas empresas estão

reorganizando toda a cadeia de produção, para assegurar que seus funcionários possam

trabalhar em segurança. Um exemplo desse tipo de iniciativa ocorre na Tagia, empresa

capixaba do ramo de autopeças importadora das marcas: Takao (peças para motor) e

Volda (peças para suspensão), que desde o início da pandemia no Brasil vem adotando

medidas de prevenção contra o covid-19, além do acompanhamento da saúde física e

mental de seus colaboradores.

Informações e mudanças na dinâmica de trabalho.

As primeiras medidas adotadas pela empresa foram as conversas com os funcionários e

a distribuição de materiais informativos sobre prevenção e sintomas do covid-19, junto

com orientações sobre como proceder em casos onde uma pessoa que more na mesma

casa contraia a doença. Além disso, a Tagia também diminuiu a circulação de pessoas na

empresa, deslocando para home office todos os setores em que as atividades pudessem

ser realizadas dessa forma.

Caso um funcionário ou familiar apresente algum sintoma de covid-19, a Tagia contratou

um laboratório para que o colaborador e seus familiares realizem os exames necessários

na própria residência. Os resultados são obtidos em dois dias, dando maior celeridade ao

diagnóstico.

Cuidado com os colaboradores em atividades presenciais.

Para os colaboradores que ainda precisam se deslocar até a sede da empresa para

trabalhar, a Tagia organizou uma logística de carona coletiva para os funcionários que

moram próximos uns dos outros. Aqueles que moram longe de algum colega de trabalho

que possua carro ou em regiões mais distantes, vão ao trabalho por meio de motoristas

de aplicativos, com o preço da corrida custeado pela própria Tagia.

Todos os funcionários que atuam de forma presencial na Tagia passam constantemente

pela aferição de temperatura e de saturação de oxigênio, o que auxilia na identificação de

suspeita de covid-19 ou pneumonia. Também foram produzidas mais de 4 mil máscaras

personalizadas, para serem distribuídas entre funcionários, clientes e familiares.

Além disso, a Tagia investiu na instalação de protetores de acrílico em setores

compartilhados da sede da empresa. Dessa forma, os colaboradores mantêm uma

distância segura sem abir mão do contato visual uns com os outros, para que não se

sintam isolados, o que contribui também para a saúde mental durante o trabalho.

Assistência que vai além da preocupação com o trabalho.

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