A pandemia do covid-19 mudou vários aspectos do cotidiano sociedade, inclusive o
trabalho. Nessa nova realidade, diversas empresas estão enfrentando o desafio de
continuar funcionando em meio a um cenário que afeta toda a sua rotina. Esse desafio é
ainda maior para empresas em que nem todos setores podem funcionar em home office.
Preocupadas com a saúde de seus colaboradores, diversas empresas estão
reorganizando toda a cadeia de produção, para assegurar que seus funcionários possam
trabalhar em segurança. Um exemplo desse tipo de iniciativa ocorre na Tagia, empresa
capixaba do ramo de autopeças importadora das marcas: Takao (peças para motor) e
Volda (peças para suspensão), que desde o início da pandemia no Brasil vem adotando
medidas de prevenção contra o covid-19, além do acompanhamento da saúde física e
mental de seus colaboradores.
Informações e mudanças na dinâmica de trabalho.
As primeiras medidas adotadas pela empresa foram as conversas com os funcionários e
a distribuição de materiais informativos sobre prevenção e sintomas do covid-19, junto
com orientações sobre como proceder em casos onde uma pessoa que more na mesma
casa contraia a doença. Além disso, a Tagia também diminuiu a circulação de pessoas na
empresa, deslocando para home office todos os setores em que as atividades pudessem
ser realizadas dessa forma.
Caso um funcionário ou familiar apresente algum sintoma de covid-19, a Tagia contratou
um laboratório para que o colaborador e seus familiares realizem os exames necessários
na própria residência. Os resultados são obtidos em dois dias, dando maior celeridade ao
diagnóstico.
Cuidado com os colaboradores em atividades presenciais.
Para os colaboradores que ainda precisam se deslocar até a sede da empresa para
trabalhar, a Tagia organizou uma logística de carona coletiva para os funcionários que
moram próximos uns dos outros. Aqueles que moram longe de algum colega de trabalho
que possua carro ou em regiões mais distantes, vão ao trabalho por meio de motoristas
de aplicativos, com o preço da corrida custeado pela própria Tagia.
Todos os funcionários que atuam de forma presencial na Tagia passam constantemente
pela aferição de temperatura e de saturação de oxigênio, o que auxilia na identificação de
suspeita de covid-19 ou pneumonia. Também foram produzidas mais de 4 mil máscaras
personalizadas, para serem distribuídas entre funcionários, clientes e familiares.
Além disso, a Tagia investiu na instalação de protetores de acrílico em setores
compartilhados da sede da empresa. Dessa forma, os colaboradores mantêm uma
distância segura sem abir mão do contato visual uns com os outros, para que não se
sintam isolados, o que contribui também para a saúde mental durante o trabalho.
Assistência que vai além da preocupação com o trabalho.