Cuidados com o radiador: sistema precisa de atenção para não comprometer toda a mecânica

Correio Mecânico
janeiro05/ 2021

Medidas simples podem proteger peças que vão além do sistema de arrefecimento do veículo, como motor e bomba d’água

“Quer dar uma olhada na água e no óleo?” Provavelmente em algum momento que você parou para abastecer o carro, ouviu essa pergunta tão comum, feita pelo frentista. Afinal, não há problema nenhum quanto a isso, inclusive, deve-se mesmo fazer essa pequena revisão, no mínimo, a cada duas semanas. Entretanto, o que muitos não sabem é que ao olhar o nível desses dois itens, não é indicado completar a “água” do radiador diretamente como ela vem das torneiras.

Peça-chave do sistema de arrefecimento do veículo, responsável por manter a temperatura ideal de trabalho do motor, o radiador dos carros modernos e boa parte dos demais itens que compõe a mecânica são de alumínio. Por conta disso, não se deve colocar somente água e muito menos da forma que ela vem da torneira, tratada com cloro, no reservatório do radiador. Com o passar do tempo, a presença do elemento químico e outros minerais acabam corroendo as peças metálicas, dificultam o trabalho da bomba d’água e podem, até mesmo, fundir o motor.

A manutenção básica a ser feita, embora diferente do que muitos pensam, é simples. Ao checar o nível do líquido de arrefecimento, caso ele tenha baixado, é preciso completar com água desmineralizada e um aditivo específico para radiadores. Isso irá aumentar o ponto de ebulição da água, permitindo que ela resfrie o sistema – antes mesmo de evaporar – e evite o superaquecimento do motor.

Nesse sentido, a Proauto – líder em produtos de higiene para carros – oferece ao mercado o Prorad, um aditivo orgânico que atua em motores Flex e GNV. Ele previne o superaquecimento, atua como anticorrosivo, remove crostas e, ainda, lubrifica a bomba d’água. Por ser orgânico, o Prorad é biodegradável e não oferece riscos de poluição ao meio ambiente. Por não conter silicatos e fosfatos, sua durabilidade é também maior.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>