Dana recebe inédita certificação I-REC de consumo de Energia Limpa

Correio Mecânico
maio11/ 2023

Operações no Brasil utilizaram 100% de energia de fontes renováveis em 2022.

 

A Dana, uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo e presente no Brasil há 75 anos, conquistou a inédita certificação I-REC por consumir, ao longo de 2022, 100% de energia de fontes renováveis. A energia limpa utilizada foi adquirida da Rio (RS), Campinas, Jundiaí Paranapanema Energia S.A. para uso nas operações de Gravataí e Sorocaba (SP), e gerada por usinas hidrelétricas e outras fontes renováveis como eólica e solar.

A certificação conquistada atesta os esforços promovidos pela  Dana no uso de energia de fontes limpas, movimento importante e em linha com seus princípios e valores na preservação e a melhoria do meio ambiente. Também demonstra que as operações da empresa deixaram de emitir gases de efeito estufa (GEE) por intermédio da compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre.

Segundo Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil, a empresa reforça seus valores e compromisso com o respeito pelo meio ambiente, sendo reconhecida pelo uso de energia elétrica oriunda de fontes renováveis. “O Brasil já se destaca no cenário global, pois grande parte da energia em nosso País tem origem nas grandes hidrelétricas. Como gestores, fazemos a nossa parte ao adotarmos fontes limpas e ampliarmos nossas escolhas para energia de fontes renováveis que também incluem eólica, PCH e solar”, explica Germany.

Todas as operações da Dana no Brasil já utilizam energia limpa. “Com a compra de energia limpa, evitamos a emissão de 8.000 toneladas de CO2 no ano. Este movimento soma a outras ações que contribuem para a redução de quase 1.000 toneladas de CO2, como a adoção de empilhadeiras elétricas e a implementação de compostagem dos resíduos de nossos refeitórios e da poda de vegetação, reduzindo o envio de mais de 60 toneladas/ano para aterros sanitários”, destaca o executivo.

Além de ser signatária do Pacto Global da ONU desde 2022 e obter o reconhecimento público de clientes e de renomados prêmios por suas iniciativas socioambientais, a Dana tem ambiciosas metas de redução de 75% de emissões do escopo 1 e 2 (GHG) até 2030, que são públicas e baseadas na ciência, devidamente alinhadas com seus objetivos estratégicos.

A Fundação Internacional de Normas REC (I-REC Standard) é uma organização sem fins lucrativos que fornece um padrão robusto para rastreamento de ações climáticas. O padrão I-REC é reconhecido pelas principais estruturas de relatórios, como o Greenhouse Gas Protocol (GHGP), CDP e RE100, e garante que os facilitadores de mercado sigam as melhores práticas e princípios de boa governança.

Melhores Iniciativas globais de Sustentabilidade

A Dana acaba de publicar o seu Relatório Global de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 2022. No relatório, a companhia analisa todas as suas operações em mais de 30 países e destaca as melhores iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, que recebem o Prêmio de Sustentabilidade. Em 2022, três unidades foram premiadas: as operações da Dana de Gravataí, no Brasil, de Bad Homburg, na Alemanha, e de Amal, na Suécia.

A operação da Dana, em Gravataí, foi homenageada com o prêmio “Melhores Iniciativas de sustentabilidade” por seu compromisso com a preservação do meio ambiente e inovação. Ao longo de 2022, a unidade realizou diversos projetos de sustentabilidade, abordando energia, desperdício e redução de água, resultando na redução de 8% nas emissões de gás de efeito estufa (GHG).

Uma das maiores conquistas da instalação foi a implantação de um projeto de geração de energia solar. Painéis solares no local agora geram 500 kW/dia, eliminando 18 toneladas de emissões de GEE por ano. Ao todo, foram 10 projetos nas áreas de Resíduos (4 projetos), Energia (3 projetos), Logística (1 projeto) e Utilização da Água (2 projetos) que reduziram em 88,3 toneladas as emissões de CO², além do ganho ambiental de 70,1 m3 de água.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>