E-commerce automotivo: inovação e tecnologia em autopeças.

Correio Mecânico
janeiro15/ 2020

 

O setor automotivo sofreu inúmeras mudanças ao longo dos últimos 10 anos. Antigamente, quantos de nós íamos ou ouvíamos nossos pais falarem assim:

– O carro quebrou !!!

– Deixei lá na mecânica do zé mais tarde vou buscar…

O mecânico mais tarde chegava com uma listagem de peças automotivas que jamais saberíamos dizer o nome e às vezes uma conta razoável — outras vezes uma conta salgada — que nos fazia imaginar se realmente aquele produto precisava ser trocado ou se ao menos poderíamos tentar comprar no mercado a um preço mais acessível.

Mudanças no mercado

Hoje, com a inovação, a necessidade e a competitividade, gerou-se uma grande oferta de produto com suas diversas qualidades e preços. Dessa forma, esse mercado foi se adequando. Como consequência, as empresas começaram a publicar mais conteúdos referentes a diversos produtos no ramo automotivo.

A partir disso, o consumidor passou a buscar cada vez mais por preços e qualidade do produto e foi-se a época em que deixávamos um veículo na oficina sem pedir um orçamento.

Além disso, o alto custo de reparação nos últimos anos fez com que o consumidor repensasse seus gastos. Hoje, ao receber um orçamento, o consumidor vai em busca dos vários meios de compra, seja online, call-center, loja física e algumas informações tornaram-se imprescindíveis:

– Informação da peça (Titulo);
– Código;
– Medida;
– Marca;
– Cor.

São inúmeros atributos que são exigidos na hora da compra de um determinado produto automotivo, mas que, se localizado com êxito, além de diminuir o custo desse produto em quase 50% gera uma segurança e tranquilidade em uma futura compra. Principalmente se a experiência gerou uma expectativa excelente em um primeiro momento.

As mudanças no mercado automotivo também estão ensinando o consumidor a comprar. Seja nos marketplaces, lojas virtuais ou nas lojas físicas, pois existe inovação no setor e facilidade para aquisição de produtos e isso é fundamental para ter sucesso nas vendas nos dias de hoje.

Nesse novo mercado ,seja a empresa de grande ou pequeno porte, é fundamental estar muito bem estruturada em seus departamentos onde a informação deve fluir com maior velocidade, e seus gestores devem analisar alguns fatores importantíssimos:

– Sistema operacional;
– Analise de mercado;
– Logística;
– Atendimento a clientes;
– Pós vendas.

Formular uma estratégia

Analisar os produtos que a empresa está ofertando no mercado e se estão compatíveis em relação a qualidade e precificação é vital para qualquer negócio você já se perguntou:

– Nosso produto tem uma excelente qualidade, mas será que sua precificação está condizente com que o mercado veem ofertando?
– Será que não preciso repensar as minhas compras?
– Dessa forma podemos pensar que estamos fora do mercado e estamos fadados a fechar?

Tudo depende da estratégia que será tomada e da forma que deseja chegar ao seu cliente final. Neste mercado, os custos são fatores totalmente relevantes, mas vale criar atributos inovadores e facilitar a chegada dos cientes até os seus produtos e, assim, vender com margens saudáveis e sustentáveis.

Nem sempre sair na frente da concorrência é uma atitude inteligente, pois, às vezes, uma análise muito inteligente é criar algo que diferencie seus produtos dos seu concorrentes, de maneira mais eficaz. Lembre-se também da qualidade do atendimento:

– Entender como os clientes estão buscando os produtos no mercado, com quais títulos e palavras chaves;
– Entender o grau de necessidade de um determinado produto e criar logísticas diferentes para o recebimento do produto;
– Utilizar o meio online para trazer o cliente para sua filial ou loja física com a geolocalização em referência a busca de tendências da região

São inúmeros fatores e tecnologias que podemos utilizar para ter sucesso na concretização de uma única venda. Daqui algum tempo, vamos digitar a placa dos veículos e teremos todos os produtos de diversas marcas com diversas precificações para escolher. Isso tudo com a com a segurança de estar comprando os produtos corretos. Por isso, especializem-se e inovem-se.

 

 

Ricardo Santana

Head de e-commerce e Gerente de vendas na Geral Parts distribuidora de autopeças. Especialista em e-commerce, formação em Administração de empresas comércio exterior, estudante de MBA Marketing Digital FGV, 25 anos de experiencia no ramo automotivo em serviços importação e vendas de peças automotivas rede Toyota, implantação de comercio eletrônico e inovação de todos departamentos em uma das maiores distribuidoras e peças de motores do Brasil, desenvolvimento de equipe alta performance, gestão por processos, aplicação de ferramentas de business intelligence analisando o mercado com vendas sustentáveis estudo focado no varejo online e B2B.

 

Fonte:https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-automotivo-inovacao-e-tecnologia/

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