Fremax alcança certificação internacional em gestão ambiental

Correio Mecânico
agosto03/ 2021

Com obtenção da ISO 14001:2015, companhia qualifica sistema de gestão, visando ampliação de oportunidades de mercado

 

A Fremax, uma das empresas Fras-le, obteve a certificação internacional ISO 14001:2015 em Sistemas de Gestão Ambiental. Dessa forma, a companhia qualifica seus processos de gerenciamento industrial, buscando a melhoria contínua com sustentabilidade. Com um parque fabril de 25 mil metros quadrados em Joinville (SC), a Fremax fabrica e comercializa autopeças para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

 

O processo para obtenção da certificação foi iniciado em janeiro de 2020 e a auditoria final, que garantiu o cumprimento dos requisitos normativos, ocorreu no último dia 30 de julho. A norma ISO 14001:2015 especifica requisitos para implementação e operação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações. “Ao longo do processo, a nossa equipe responsável desenvolveu medidas de planejamento, atualização permanente dos controles e requisitos legais dos processos industriais, e ações para envolvimento dos times de gestão e operacionais com os compromissos ambientais assumidos”, explica o diretor da Fremax, Julio Silva.

“A Fremax é reconhecida pela qualidade e segurança nos mercados automotivos em que já atua. Essa certificação nos possibilita alcançar novas oportunidades em mercados e países que exigem esse nível de excelência, o que demonstra o nosso compromisso com a qualidade e a sustentabilidade em todo o processo de produção, com respeito ao meio ambiente”, destaca o diretor de Negócios de não-Fricção e Relações com Investidores da Fras-le, Hemerson de Souza.

Entre as ações de engajamento e educação ambiental desenvolvidas ao longo do processo de certificação, foram levantados os aspectos e impactos ambientais da organização e realizado treinamento da equipe, elaborado um guia de meio ambiente, e instaladas peças de comunicação em toda a unidade fabril. Também foi realizado um concurso de desenhos temáticos sobre meio ambiente e sustentabilidade com filhos de colaboradores, e promovida a identificação e catalogação das árvores mantidas na área da fábrica, para estimular o conhecimento e ampliar a preservação da flora, além da distribuição de calendários com o tema de meio ambiente e sacolas ecológicas. A equipe da Fremax criou ainda uma horta colaborativa, construída com o reaproveitamento de pallets de madeira e embalagens de peças e produtos e mantida de maneira regular pelos próprios colaboradores.

 

Com mais de 30 anos de atuação, e desde 2018 como uma das empresas Fras-le, a Fremax produz autopeças premium, como discos e tambores de freios e cubos de roda. A marca é fornecedora oficial dos discos de freio utilizados nos veículos de competição da Stock Car Brasil, Old Stock Race, GT Sprint Race, Porsche GT3 Cup Challenge e Mercedes-Benz Challenge. Além da unidade produtiva instalada no Brasil, a empresa mantém centros de distribuição em localizações estratégicas na Argentina e Holanda.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>