Gates apresenta inovações em correias e soluções para sistemas de arrefecimento

Correio Mecânico
abril24/ 2023

Marca aposta em ciência dos materiais para aprimorar produtos e mostra no evento autopeças recém-lançadas, como a nova Micro-V®, linhas completas de bombas d´água e mangueiras, além de portfólio para veículos pesados

Após o hiato causado pela pandemia e eventos suspensos, a Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços está de volta em 2023. A Gates, referência mundial em produção de correias e mangueiras, apresentará suas soluções para quem movimenta o dia a dia da manutenção automotiva.

A Gates atua nos mercados de equipamento original e aftermarket e apresentará no evento produtos recém lançados para veículos leves – como a nova correia Micro-V e as linhas de bomba d´água tradicional e elétrica -, além de reforçar seus avanços em mangueiras de arrefecimento, tensionadores e kits, e todo o portfólio para veículos pesados.

Sidney Aguilar, Diretor de Vendas e Marketing da América do Sul da Gates, reforça o posicionamento da Gates do Brasil em investir na ciência dos materiais e oferecer ao setor, além dos produtos já consolidados, novos itens para o aftermarket brasileiro. “Nos últimos quatro anos, nossa companhia desenvolveu novos produtos e tecnologias com ciência dos materiais aplicada. Também trabalhamos em estratégias produtivas e comerciais, para criar sempre relações duradouras com os clientes e abranger ainda mais a frota brasileira. Será o momento de apresentar toda essa evolução para o mercado”.

A Diretora de Vendas da Reposição Automotiva, Keli Osako, afirma que o evento é um momento de troca de experiências e de potencializar ainda mais os negócios. “A nossa expectativa está alta para essa edição da Automec, que tem tradição no setor de reposição automotiva e oferece oportunidades de negócios. A Gates, sempre preocupada com o mercado, já está pronta para apresentar inovações e tecnologias e compartilhar informações. Estamos ansiosos para receber nossos parceiros e amigos”, revela.

Nova Micro-V®: inovações em correias na linha leve

Na Automec 2023, a Gates mostrará a nova Micro-V®. Desenvolvida com tecnologia High Efficiency, a correia oferece melhor eficiência e instalação mais fácil. O dorso da Micro-V oferece melhor acabamento e traz um visual premium, condizente com o posicionamento e qualidade da marca. O processo foi aprimorado com novas tecnologias de produção para melhorar sua eficiência e produtividade, na fábrica da Gates localizada em Jacareí, São Paulo. As correias Micro-V® são aplicadas no sistema de acessórios dos motores dos veículos, onde são acionados o ar-condicionado, alternador, direção hidráulica, e em diversos casos a bomba d’água.

O produto possui múltiplos frisos em forma de V e é essa construção que possibilita maior contato com múltiplas polias maximizando a transmissão da potência para todo o sistema de acessórios do motor do veículo, por meio de uma única correia. A nova Micro-V® proporciona mais eficiência e facilidade na hora de aplicar, além de visar menor consumo de energia e das emissões de CO2, requisitos obrigatórios em novos motores OEM (Original Equipment Manufacture).

O coração do sistema de arrefecimento: Soluções em bomba d´água mecânica e elétrica

Para que o motor funcione e permaneça em boas condições ao longo dos anos, é necessário o uso de uma bomba d’água com qualidade equivalente ou superior aos outros componentes do motor. No evento, os visitantes conhecerão a linha de bombas d´água para os sistemas de arrefecimento de veículos a combustão e elétricos. Reconhecidas pela alta durabilidade e qualidade OE (Equipamento Original), as bombas d´água da Gates são desenvolvidas para suportar as aplicações mais complexas do mercado, como motores K4M e turbo diesel Stellantis, e garantem que o veículo permaneça arrefecido e funcionando corretamente.

Para acompanhar a evolução do mercado de veículos elétricos no Brasil, a Gates do Brasil já comercializa também as bombas d´água elétricas, que atendem um número crescente de novos veículos que possuem motores mais exigentes. A nova geração de bomba d’água pode ser controlada por sensores para proporcionar o volume adequado de líquido de arrefecimento para diferentes sistemas, conforme a necessidade.

A chegada da bomba d´água elétrica acompanha a evolução do mercado automotivo, a nova geração de carros híbridos e elétricos, além das novas legislações de emissões de gases, que exigem constantemente os sistemas dos veículos mais complexos e eficientes.

A cobertura atual da Gates para essa linha de produto é de 19% e até o final de 2023 contará com mais de 50 SKU’s, o que irá gerar uma cobertura maior que 57% da frota brasileira.

Mangueira de Arrefecimento com tecnologia EPDM

Estará disponível também a linha de mangueiras de arrefecimento da Gates, que atende uma ampla gama de aplicações, dos veículos leves aos extrapesados. Os produtos oferecem desempenho superior do sistema de arrefecimento para a frota brasileira, isso porque, o item é produzido em EPDM (Etileno Propileno Dieno Monômero).

As mangueiras de arrefecimento da Gates atendem as altas temperaturas de trabalho dos motores antigos e de última geração que contam com tecnologia e complexidade, resultando em uma durabilidade superior.

A construção em EPDM da Gates tem como base uma borracha sintética de alto desempenho, resistente ao ozônio, temperatura e diferentes condições climáticas. O produto tem como diferencial a alta resistência eletroquímica (ECR), com maior durabilidade, reduzida fadiga por flexão, mantendo a eficiência térmica do motor.

Mangueiras Turbo Charger

Os visitantes também conferirão os lançamentos das mangueiras Turbo Charger, com qualidade de equipamento original para a reposição.  O produto atente a demanda de reparação em motores de tamanho reduzido com turbocompressores, comuns em veículos produzidos a partir de cinco anos, fabricados com requisitos de redução de emissão de gases e eficiência de combustível e que estão fora do período de garantia.

As Mangueiras Turbo Charger da Gates são produzidas para atender os mais altos padrões de qualidade das mangueiras originais, o que proporciona a manutenção com padrões de fábrica. O fato da mangueira de turbocompressor ser compatível com a peça original é primordial para o sistema, onde as temperaturas do ar podem atingir até 225°C. O material usado na construção das Mangueiras Turbo Charger Gates é o EPDM (Etileno-Propileno-Dieno), silicone ou Neoprene, seguindo o padrão OE para turbocompressor, que atendem às altas temperaturas.

Linha pesada: uma marca para todos os sistemas

Para motores pesados, a Gates possui tradição no fornecimento de produtos de qualidade para as montadoras e mercado de reposição, com inovações constantes para manter a frota de caminhões e ônibus rodando por milhares de quilômetros, sempre com a máxima segurança e respeitando o meio ambiente.

Para a Automec, a marca apresentará o portifólio completo para linha pesada, com correias, tensores e polias, que atendem montadoras, encarroçadoras, sistemistas, fabricantes e reposição. Entre as correias para ônibus e caminhões, destacam-se no evento a PowerBand™ 2/BXS para aplicação em sistema de ar-condicionado (ônibus), as correias PowerBand™ 2X13X… para sistema de ventilador e alternador (ônibus e caminhões), correias em V indicadas para sistema de acessórios e direção hidráulica (ônibus e caminhões) e as correias Micro V® aplicadas em geral para acessórios do motor (ônibus e caminhões).

As correias da Gates foram amplamente testadas em diversas frotas no Brasil. Foram mais de 40 veículos, que percorreram mais de 2.120.000 quilômetros, sem nenhuma troca prematura ou antes da quilometragem mínima ideal exigida pelas empresas.

 

G-Force: para veículos UTV e ATV

A Gates também apresentará a linha de correias CVT G-Force™, ideais para veículos ATV e UTV, mais utilizado em estradas off-road e competições rally. A G-Force™ é uma família de correias CVT de alta performance projetadas para as condições mais exigentes, proporcionando um encaixe perfeito, assim como o OE, além das relações de transmissão e de velocidade das polias correspondentes.

Composta pelas linhas WorkHorse™e RedLine™, a família G-Force™ é fabricada nos EUA, testadas em campo e confiáveis nas condições mais extremas para trazer durabilidade, simplicidade, desempenho e valor às suas aventuras fora da estrada. Desenvolvidas com construção reforçada em Elastômero Etileno e cordonéis de Aramida, atendem diversos veículos UTV e ATV de acordo com as configurações de motor e cilindradas.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>