Compacta e discreta, a bomba d’água pode passar despercebida por muitos motoristas. Ainda assim, sua função é vital e não deve ser ignorada nas revisões e manutenções preventivas, já que faz parte do sistema de arrefecimento dos motores a combustão, essencial para manter a temperatura ideal de funcionamento e evitar superaquecimentos e garantindo o bom desempenho do veículo.
Responsável por fazer o líquido de arrefecimento circular entre o motor e o radiador, a bomba d’água, quando apresenta falhas — provocadas por desgaste, vazamentos ou problemas nos rolamentos —, pode comprometer todo o sistema de arrefecimento, causando danos graves e até irreversíveis ao motor. Entre os principais sinais de desgaste estão: ruídos incomuns, vazamento de fluido e superaquecimento do motor. Ao perceber qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar imediatamente uma oficina de confiança para evitar prejuízos maiores.
Na hora da substituição, é recomendado que se apliquem peças de qualidade comprovada, como as da Magneti Marelli, desenvolvidas para garantir durabilidade e confiabilidade. Elas garantem perfeita integração ao sistema de arrefecimento dos veículos para os quais são destinadas, assegurando a circulação eficiente do fluido e o desempenho ideal do motor. Um sistema em bom funcionamento proporciona mais eficiência, menor consumo de combustível e redução na emissão de poluentes.
Referência no mercado de reposição, a marca Magneti Marelli acaba de ampliar seu portfólio com 14 novos códigos de bombas d’água, atendendo modelos de veículos leves e pesados de marcas como Alfa Romeo, BMW, Caoa Chery, Ford, Iveco, JAC, Jeep, Mitsubishi, New Holland, Renault, Scania, Toyota e Volvo.