PHINIA conquista certificação Great Place to Work em sua unidade fabril, em Piracicaba

Correio Mecânico
fevereiro01/ 2024
  • Unidade é a terceira no mundo a receber essa certificação entre todas as empresas do Grupo
  • Orgulho de Pertencer e Camaradagem foram indicados como as principais fortalezas da corporação pelos funcionários

A PHINIA, companhia global líder no desenvolvimento de soluções para a mobilidade e para o aftermarket automotivo, que tem em seu portfólio as marcas Delphi, Delco Remy® e Hartridge, acaba de conquistar a certificação Great Place To Work, para a sua unidade fabril em Piracicaba, interior de São Paulo. A divisão “Fuel Systems”, que possui cerca de 800 funcionários, é responsável pela produção de componentes de injeção de combustível para montadoras de veículos e o mercado de reposição, local e internacional.

De todas as unidades do grupo, Piracicaba é a terceira fábrica no mundo a receber o selo Great Place to Work, do Instituto GPTW. “Estamos muito orgulhosos em conquistar o selo GPTW em nossa fábrica, pois é a primeira vez que nos inscrevemos, afirma Selma Pinto, gerente de RH da PHINIA. “O trabalho que desenvolvemos com a nossa liderança é um dos nossos destaques na gestão de pessoas, pois acima de tudo, buscamos ouvir nossos funcionários, entender suas necessidades e implantar iniciativas que realmente façam a diferença no seu dia a dia”, complementa a executiva.

 

 

Para Giovani Benato, que iniciou sua carreira como operador há 28 anos e hoje atua como Diretor Geral da Planta de Piracicaba Fuel System, “essa certificação demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo do nosso quadro de colaboradores. Nosso objetivo é garantir que as pessoas tenham novas oportunidades e queiram continuar trabalhando conosco. Por este motivo, damos preferência por promover nossas vagas internamente antes de buscarmos profissionais no mercado. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho e diversas iniciativas para promover um melhor ambiente aos nossos funcionários”

Fortalezas PHINIA

Nas pesquisas respondidas pelos funcionários, de forma confidencial, foram evidenciadas as principais fortalezas:

Segurança no trabalho

A questão relacionada à segurança no ambiente de trabalho destacou-se como a mais significativa entre os funcionários pesquisados, obtendo uma pontuação de 90 no critério de respeito. Mais do que apenas uma percepção, trata-se de uma constatação do resultado das ações praticadas pela companhia, que reduziram significativamente as ocorrências relacionadas aos riscos na segurança do trabalho. Atualmente, já são mais de 508 dias sem acidentes com afastamento. Além disso, dentre os investimentos realizados na planta de Piracicaba em 2023, estão as atualizações na linha de produção, com a chegada de novos equipamentos e a readequação do espaço físico de trabalho, proporcionando mais ergonomia, conforto e segurança para os operadores.

Vale destacar ainda outras iniciativas que contribuem para a segurança laboral, como explica Benato: “A cada três meses são realizadas paradas de segurança, com a interrupção das linhas por 30 minutos para que os operadores possam avaliar o setor de seus colegas, identificando possíveis riscos, que não são percebidos pelo profissional num primeiro momento, mas que ficam mais evidentes quando olhados por alguém de fora”.

Orgulho

Outro sentimento muito evidente na pesquisa é o orgulho de pertencer dos colaboradores, que alcançou 87 pontos. Neste quesito, há diversas ações realizadas na fábrica. Entre elas, está a relação próxima e transparente das lideranças com o quadro de funcionários, incentivada por meio de uma comunicação clara e objetiva, onde são abordadas questões relativas aos resultados, projetos e objetivos definidos para a operação.

“Me sinto à vontade para expressar minhas ideias, que são valorizadas pela chefia, nos mantendo sempre informados sobre tudo o que ocorre na empresa. Após quase três décadas trabalhando aqui, contemplei muitas mudanças, mas esta companhia nunca perdeu seus valores e princípios”, relata Tiago Escher, supervisor de produção, que trabalha há 27 anos na planta de Piracicaba e está feliz com a certificação obtida. “A certificação pelo GPTW corrobora os valores praticados pela PHINIA, incentivando a formação de grandes profissionais. Juntos, temos contribuído para o avanço da tecnologia automotiva”.

Vale destacar também o programa MELCO (programa de Melhoria Contínua). Nele, são realizadas avaliações bimestrais da performance das diversas áreas da manufatura. Aquelas que se destacam são reconhecidas pela diretoria e ganham um café da manhã especial. Outras atividades envolvem reconhecimento e comemorações por tempo de carreira, há cada cinco anos de casa completados.

Nesse caso, vale ressaltar que a operação da PHINIA em Piracicaba se destaca pela forte presença de profissionais com uma longa história na corporação, demonstrando a valorização do conhecimento e da experiência como ativos importantes para o sucesso corporativo.

“Sempre que eu adquiria uma nova formação ou experiência, eu recebia novas oportunidades da empresa. Foi assim, quando passei de auxiliar de inspeção para inspetor de qualidade. Depois que conclui o curso técnico em mecânica, fui promovido para técnico de qualidade. Após concluir minha formação em engenharia, alcancei a posição de coordenador de metrologia. Posso dizer que nasci profissionalmente aqui. E o melhor é poder transmitir minhas experiências, mas sem deixar de aprender com as novas tecnologias e os novos desafios”, ressalta Marcelo Soares, coordenador de metrologia, há 41 anos atuando na fábrica.

A sensação de orgulho em contribuir efetivamente com a comunidade vem de ações promovidas pela empresa e com os próprios colaboradores. A PHINIA mantém iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência, como profissionais surdos e com deficiência auditiva nas linhas de produção. Também realiza ações de voluntariado com diversas instituições locais e reforça os laços entre a companhia e o município.

Camaradagem

Com uma equipe composta por cerca de 800 funcionários dedicados às operações de manufatura, a PHINIA considera seu capital humano como um ativo crucial e um dos principais diferenciais em sua atuação no mercado automotivo. O sentimento de camaradagem também se destacou entre as respostas, atingindo 84 pontos,

“Temos um forte sentimento de coletividade e de companheirismo entre os colaboradores. As pessoas se sentem parte de uma família ao ingressarem na empresa e percebem a importância de suas atividades para todo o time”, complementa Selma.

Para Luciana Coelho, que atua há 28 anos na empresa e iniciou sua carreira como operadora e hoje lidera uma equipe com 40 profissionais no cargo de Supervisora de PC&L –Warehouse: “Quando entrei na empresa não tinha formação, foi pelo incentivo da companhia e dos meus gestores que procurei estudar e me esforçar para ser cada vez mais importante em cada atividade realizada. O apoio das pessoas fez toda a diferença porque é na prática que desenvolvemos, aprendemos e podemos colocar nossos esforços e potenciais em ação. A PHINIA permitiu que este processo acontecesse. Criei e formei meus filhos com os cursos que fiz aqui. Além disso, o ambiente de trabalho é muito bom porque a empresa proporciona os recursos necessários, se preocupa com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. O que se destaca são as pessoas, o trabalho em equipe e ajuda mútua que temos uns com os outros.”

 

Sobre a PHINIA

A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Com 12.900 funcionários em 44 locais em 20 países, a PHINIA tem sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e eficiente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos.Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais eficiente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversificada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono e livre de carbono.

 

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>