SABÓ amplia iniciativa ESG com parceria “eureciclo”

Correio Mecânico
junho15/ 2022

Atualmente muito tem se falado em iniciativas ESG das empresas, mas efetivamente o que isso significa? No mês em que se comemora o dia mundial da reciclagem e em breve o dia mundial do meio ambiente, a SABÓ relembra a importância da sua parceria com a empresa “eureciclo”,

ESG vem da sigla em inglês Environmental, Social and Governance, ou traduzindo, Meio Ambiente, Social e Governança. São ações que as empresas fazem, podendo ser tanto internamente como externamente para melhorar o meio ambiente, o social e o sua governança corporativa, no contexto das interações com partes relacionadas e sustentabilidade dos negócios.

Por ser uma tendência mundial, estar alinhado aos princípios ESG demonstram a preocupação da empresa não somente com o produzir, vender e lucrar, mas com o legado que ela pode deixar, cuidando de iniciativas que melhorem o meio ambiente, o relacionamento entre a empresa e a sociedade e, claro, seu ambiente interno e de relação com partes externas, atendendo as regulações, inovando e gerando impacto positivo duradouro.

eureciclo é uma empresa de tecnologia para o rastreamento da cadeia de reciclagem e atualmente é a maior certificadora da logística reversa do Brasil.

Na parceria da SABÓ com a eureciclo, é tratado o pilar do meio ambiente, com ações de logística reversa em nível nacional. Quando a empresa se associa a eureciclo, recebe o direito de uso de um selo em suas embalagens que comunica aos consumidores o engajamento da empresa com a reciclagem, certificando a logística reversa dessas embalagens pós consumo, através de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Além disso, pelo conceito de compensação ambiental, o selo garante que as marcas que o carregam destinam recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, ou seja, gerando impacto social positivo para os trabalhadores do setor, estabelecendo-se como uma resposta à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

“Entendemos que atualmente as empresas devem buscar fazer parcerias que agreguem, também, valor intangível aos seus produtos, não somente o monetário e reconhecido mais prontamente pelos indicadores. Ações no âmbito de ESG demonstram a preocupação e o engajamento da nossa marca com o mundo e com as pessoas. A SABÓ, há 80 anos no mercado, além de ser reconhecida pela sua qualidade, tecnologia e inovação, também quer deixar sua marca no mundo, o seu legado, trilhando ao lado de empresas que viabilizem ações que dentre outras, impactem nosso meio de forma positiva.”, explica Ricardo Avila, Diretor de Operações da SABÓ.

Além do selo eureciclo e da logística reversa, em 2021 a SABÓ também investiu em um sistema de monitoramento inteligente para economia de água em sua fábrica de Mogi Mirim, interior de São Paulo, capaz de detectar vazamentos prontamente, informando os gestores e mobilizando contingências aceleradas. Todos os dados captados são transmitidos via aplicativo para o sistema de gestão da empresa. A empresa também está em forte campanha, neste Maio 2022, pela celebração do dia mundial da energia, reconhecido como 29 de Maio, com diversas ações no campo da eficiência energética – o que permitirá novos compartilhamentos em breve.

A SABÓ segue reduzindo o consumo energético proporcional na empresa, sustentando seu crescimento, promovendo economia e garantindo uso consciente dos recursos naturais por todos.

Para saber sobre produtos e aplicações SABÓ, entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento SABÓ, através do 0800 77 12 155de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo e-mail caderninho@sabo.com.br ou ainda pelo Whatsapp no (11) 94289-4469 em horário comercial.

O teu email não será publicado. Campos requiridos estão marcados *

Podes usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>